top of page

Força na fraqueza.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.


2 Coríntios 12:10



O apóstolo Paulo estabelece um paralelo entre a fraqueza humana e a força espiritual. Quando nos sentimos fortes do ponto de vista humano, (neste contexto, entenda-se "fortes" no sentido de supridos nas necessidades materiais, saudáveis, amados, desejados, festejados e realizados profissionalmente), muitas vezes não sentimos a necessidade de nos aproximarmos de Deus. A autorealização nos faz sentir invencíveis, aptos a conquistar o mundo pelo nosso esforço próprio, mas nos deixa desapercebidos quanto à nossa vulnerabilidade espiritual.


Quantos nos sentimos superiores aos nossos desafios em razão das nossas próprias habilidades, desprezamos os pequenos obstáculos que podem fazer um grande mal à nossa saúde espiritual, tais como: abandonamos a oração, abandonamos o congregar, deixamos de ler a bíblia ou seja descuidamos da nossa vida espiritual. Isso acarreta a falta de sensibilidade espiritual para perigos ainda maiores, tais como: a inveja disfarçada de amizade de pessoas que estão em nosso entorno, as fofocas que outros nos envolvem, sem que levemos em conta o prejuízo que pode causar aos nossos semelhantes ou a grosseria que cometemos com os nossos familiares, injustificadamente.


Consideremos então que a força humana não produz fruto espiritual aceitável se não estiver alinhada com os propósitos de Deus para a nossa vida. Se nós simplesmente nos consideramos realizados pelas "conquistas" que elevam o nosso status social ou a nossa influência no meio em que estamos inseridos, caminhamos para o fracosso espiritual. Por outro lado, se as conquistas enaltecem o nome do Senhor, certamente Deus se agradará de todo a obra que fazemos e que redunda em bênçãos materiais para nós e para os nossos semelhantes.


O apóstolo aos gentios afirmou que sentia prazer nas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições e angústias por amor a Cristo. Seria o apóstolo Paulo masoquista? Certamente que não, mas ele alcançou um nível espiritual tão sublime que o fez compeender que as dificuldades impostas pelo ministério, por amor a Cristo, nos aproxima da estatura de varão perfeito desejada por Deus para cada cristão.


Talvez este texto tenha lhe alcançado em meio a uma renhida batalha. É possível que você esteja enfrentando grandes dificuldades e não sabe o motivo de tanto sofrimento. A autocomiseração tem sido a sua canção dia após dia, lamentando a sua existência e murmurando contra Deus porque Ele permitiu que uma situação difícil alcançasse a sua vida. Saiba que Deus tem um propósito por trás das lutas que os cristãos enfrentam. O Senhor não permitiu esse sofrimento em vão, Ele quer mostrar algo para você.


Quem sabe Deus esteja trabalhando o seu caráter, para que deixe de ser menos orgulhoso ou talvez o Senhor quer afastar a luxúria do seu coração. Considere a possibilidade de o propósito de Deus para você neste tempo seja elevar o seu nível espiritual para ser mais útil na obra da evangelização, libertação, etc. Ou talvez o Senhor quer que você frutifique onde Ele lhe plantou, e para tal precisa fazer uma "poda" na sua vida. Poda esta que pode resultar no abandono de amigos que lhe fazem sofrer, porque Deus não deseja mais essa amizade para a sua vida.


O certo é que as dificuldades no fortalecem espiritualmente. Portanto, não se lamente, ore a Deus e perscrute o motivo pelo qual o Senhor tem permitido a necessidade, angústia, sofrimento ou fraqueza na sua vida atualmente. O meu convite para você que lê esse texto é: fortaleça-se nessa dificuldade pela qual o Senhor permitiu que você passasse. Não entregue os pontos, o jogo da vida pode virar ao seu favor se entender que você é apenas um jogador, mas o técnico do seu time é Cristo e Ele quer fazer de você um grande vencedor, mesmo que no momento você não consiga compreender.


Use as lutas para um aprendizado e enlevo espiritual. O Senhor não quer a sua destruição, pelo contrário, Ele quer fortalecê-lo espiritualmente por meio dessa batalha.


Que Deus em Cristo lhe abençoe,


Pr. Sylmar Ribeiro Brito

 
 
 

Commentaires


bottom of page