top of page

COMO AGIR DIANTE DAS "PREVISÕES" PARA O FIM DOS TEMPOS?

"E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder."


Atos 1:7


Neste tempo que estamos vivendo muitas pessoas estão surgindo nas redes sociais com "previsões" ocultistas, conhecimentos de sociedades secretas e "profecias" de toda ordem direcionando esse conhecimento estranho às escrituras para a igreja. Inicialmente, penso que não devemos dar credibilidade exagerada às previsões ocultistas. Alguns cristãos estão muito preocupados com a possibilidade de ocorrer algo em 31 de outubro próximo porque existem muitos vídeos sobre esse tema no momento. Ora irmãos, a nossa preocupação não deve ser com as articulações do poder das trevas com relação ao fim dos tempos, temos que nos apegar, mais do que nunca, à palavra de Deus.


Conforme consta no texto bíblico acima, algumas questões referentes aos tempos ou às estações não nos pertencem. Acredito que os fatos sobre o fim dos tempos que devem ser do nosso conhecimento estão revelados na palavra de Deus em vários livros da bíblia. Não é incomum cristãos não saberem muito acerca das profecias bíblicas sobre o fim dos tempos, mas já terem assistivo vários vídeos sobre questões ocultistas ou místicas sobre esse mesmo tema.


Diante das "previsões" de algumas pessoas para o fim dos tempos que envolvam temas ocultistas ou conhecimento de sociedades secretas, o que devemos fazer? Em primeiro lugar precisamos submeter o tema à nossa maior autoridade e regra de fé e prática, a palavra de Deus. Devemos nos questionar: o que a bíblia diz a esse respeito? Por exemplo, o que a bíblia diz a respeito do dia 31 de outubro de 2023? Até hoje não encontrei nada sobre esse assunto, mas existem muitas profecias de atividades demoníacas no fim dos tempos e isso não deve nos causar espanto.


Vejamos um exemplo bíblico em Apocalipse 16:13:


¹² E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.

¹³ E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.

¹⁴ Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.


Apocalipse 16:12-14


No fim dos tempos a atuação demoníaca vai se acentuar, mas nesse período do derramamento das taças estaremos aqui na Terra? Provavelmente não, porque temos uma promessa de arrebatamento para a igreja. O que eu quero dizer é que vale mais consolarmo-nos uns aos outros com as promessas de Deus para a igreja do que ficarmos preocupados com "previsões" ocultistas. Com isso não quero significar que não devemos estar atentos aos acontecimentos no mundo espiritual para os tempos vindouros, claro que devemos, mas sempre pautados na palavra de Deus e não em previsões de místicos.


Então, como agir? Evite vídeos claramente sensacionalistas cujos autores não têm nenhuma intenção de instruir, mas tão-somente buscam engajamento. Não veja vídeos que propagam falsas profecias ou de conteúdo místico e ocultista. Porém, se você deseja vê-los, assista com o filtro ligado. Filtre todas as informações acerca dos acontecimentos do fim dos tempos com base na palavra de Deus. Se o seu coração ficar preocupado com alguma "previsão" proferida em vídeos ou em redes sociais concernentes ao fim dos tempos, busque o discernimento espiritual em oração.


Precisamos levar a Deus tudo que nos causa ansiedade (1 Pe 5.7). Se algum assunto relativo ao fim dos tempos tem causado ansiedade em seu coração, submeta-o a Deus. Peça orientação ao Espírito Santo para encontrar resposta às suas aflições. Deus pode nos responder através da sua palavra lida, por meio de uma ministração ou louvor, mas sempre em consonância com a bíblia.


Não deixe de levar o assunto ao seu pastor, ministros ou presbíteros da sua igreja. Converse com alguém que seja da sua confiança no local onde você congrega. Por que ficar com a resposta de apenas um vídeo que você assistiu na internet? Qual o compromisso que o autor do vídeo tem com a palavra de Deus? O Senhor equipou a sua igreja com dons e talentos para aperfeiçoamento dos santos. A igreja está equipada com pastores, evangelistas, profetas (pregadores sinceros da palavra de Deus) e mestres.


Consulte os ministros que o Senhor levantou na sua igreja local acerca de temas relevantes os quais você tenha alguma dúvida. Essas recomendações são valiosas para que não nos tornemos crentes místicos. Porque os crentes místicos acreditam mais nos "tempos e nas estações" de previsões ocultistas do que propriamente na palavra de Deus.


É diferente nós estamos acompanhando a concretização de profecias bíblicas, como tem ocorrido: terremotos, fomes, pestes, esfriamento do amor, aumento da iniquidade, apostasia, etc... essas são evidências de profecias escatológicas. Mas acreditar em datas, tempos e estações que não possui nenhuma base bíblica não é saudável para a nossa alma.


É tempo de nos voltarmos à palavra de Deus com sinceridade de coração e buscarmos nessa fonte inesgotável a resposta para as indagações que afligem a nossa alma acerca do fim dos tempos, sabendo que o Senhor não deixou sob a nossa competência o conhecimento abrangente de todos os acontecimentos escatológicos, ou seja, alguns assuntos o próprio Deus reservou para si e não deseja que fiquemos tateando no ar para descobrir questões relacionadas a "tempos e estações" que Deus encobriu ao nosso conhecimento pela sua vontade soberana.


Que Deus em Cristo nos abençoe,


Ev. Sylmar Ribeiro Brito

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page