top of page

TEMPOS TRABALHOSOS

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.



O apóstolo Paulo profetizou para a igreja da sua época, através da segunda epístola ao pastor Timóteo, que nos últimos dias sobreviriam tempos trabalhosos. Quando lemos os versículos subsequentes compreendemos que o apóstolo Paulo estava querendo dizer que os tempos trabalhosos seriam causados pelas atitudes dos homens que permeariam a terra durante esse momento, ou seja, os tempos trabalhosos seriam causados pelos próprios homens, e fica muito evidente que em parte estes tempos trabalhosos seriam causados por homens que resistem à sã doutrina (v8).


Entendo que estamos vivendo esses tempos difíceis neste exato momento, porque muitos valores se inverteram, e verdadeiramente estamos vendo em um número excessivo pessoas com as características que apóstolo Paulo descreveu: amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. (2 Timóteo 2:3-5).



Acerca destas pessoas há uma orientação segura na palavra de Deus: "destes, afasta-te". (v5)


Ora, compreendemos que o apóstolo aos gentios estava dando uma orientação expressa ao jovem pastor, de que deveria se afastar dessas pessoas, e nos chama a atenção quando ele descreve que dentre estes homens que causam os tempos trabalhosos estão "aqueles que tem aparência de piedade mas negam a eficácia dela." É tempo de termos discernimento irmãos, acerca do tipo de pessoas com os quais temos algum tipo de aliança, porque de fato estamos vivendo um momento de muitas tribulações.


Sobre esse período há uma orientação segura da parte de Deus: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." (2 Timóteo 3:14,15) Não precisamos de inovações, precisamos permanecer naquilo que fomos ensinados, precisamos fincar o pé no lugar e não nos apartarmos dos ensinamentos das sagradas Escrituras.


Nestes temos trabalhosos nos quais vivemos o nosso salvo-conduto é a palavra de Deus, que pode nos fazer sábios para a salvação. É um tempo de muitas "invencionices humanas" inclusive dentro das igrejas, muitas "profetadas" que não vêm da parte de Deus, doutrinas de demônios e atitudes reprováveis quanto à fé. São tempos trabalhosos e nós devemos ficar firmes na palavra de Deus, para sermos salvos.


Que Deus nos ajude a andarmos em sinceridade na sua presença, e que nós possamos ficar com o que temos aprendido desde a nossa meninice, a sã doutrina da palavra de Deus. Não caiamos nas ciladas preparadas pelo inimigo para nos enfraquecer, e sigamos em frente nos afastando daqueles que resistem à verdade e são réprobos quanto à fé.


Os dias são muito difíceis, existem muitos obstáculos à nossa frente, mas eu creio que em Cristo a igreja do Senhor será mais que vencedora. Alcançaremos a graça da salvação permanecendo firmes nos ensinamentos da palavra de Deus. Marcharemos seguros para a Canaã celestial e mesmo em meio às tribulações e aflições desta vida cantaremos o hino da vitória.


Não se deixe levar por qualquer vento de doutrina, não se deixe confundir com falsos ensinamentos, não se contente com palavras de sabedoria meramente humana, confronte sempre tudo que é pregado e ensinado com as verdades contidas na palavra de Deus, sabendo que neste mar de iniquidade a bíblia é a nossa boia de salvação.


Que Deus em Cristo nos abençoe.


Ev. Sylmar Ribeiro Brito


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page