top of page

Receber a palavra enxertada com mansidão

Atualizado: 23 de jul. de 2021

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.



O apóstolo Tiago recomenda que possamos receber com mansidão a palavra em nós enxertada. Essa recomendação é muito valiosa, porque nos mostra a maneira a qual devemos receber a palavra de Deus enxertada em nossos corações, e essa maneira, é com mansidão.


Quando alguns temas são pregados hoje em dia, especialmente sobre abnegação, santidade, pecado, etc. as pessoas costumam rejeitar essa palavra, e a mensagem sequer chega a ser enxertada no coração dos ouvintes, pois as palavras que são bem aceitas durante a pregação atualmente são apenas as palavras brandas.


Precisamos compreender que a bíblia tem uma multifuncionalidade que precisa ser respeitada pelos ouvintes, e uma das funções da palavra enxertada é a correção de quem recebe a mensagem (2 Tm 3.16). Nem sempre a palavra a ser enxertada em nós será uma palavra branda, que alivia a nossa alma, mas ás vezes, será uma palavra dura, "a qual pode salvar as nossas almas".


Essa geração de cristãos, especialmente os mais jovens, precisa aprender a receber a palavra de Deus com mansidão. Quando formos confrontados em nossos pecados, precisamos ter mansidão para avaliar a nossa condição diante de Deus, porque é possível que a nossa falta de mansidão em receber uma palavra de correção esconda um pecado de estimação não confessado, ao qual não queremos abandonar.


Precisamos deixar toda a imundícia e malícia, para que possamos enxergar a palavra de Deus como um espelho, que mostra onde precisamos melhorar, e quando tal acontecer, precisamos de mansidão para acatar a recomendação de mudança.


Quando Natã confrontou Davi no seu pecado, o rei teve mansidão para acatar a correção e confessar as suas culpas diante de Deus (2 Sm12; Sl 51), e por este motivo achou misericórdia. Se nós tivermos mansidão para acolher a correção da palavra de Deus, também acharemos misericórdia, mas o homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura. (Pv. 29.1)


Procuremos receber as instruções da palavra de Deus com mansidão, para que tenhamos uma vida de bem-aventurança.


Que Deus em Cristo nos abençoe,


Ev. Sylmar Ribeiro Brito

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page