top of page

O CAMINHO CERTO CONTINUA APERTADO

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.




O caminho que leva para o céu não mudou, ele continua apertado. O caminho apertado é um caminho difícil, que poucas pessoas querem trilhar, porque é um caminho de renúncia aos desejos da carne, abdicação dos projetos pessoais para fazer a vontade de Deus. É um caminho de disciplinas espirituais (oração, leitura da bíblia e jejum) ao invés de horas de entreterimento, e por diversas vezes termos que ouvir os "nãos" de Deus na nossa busca por satisfações individuais.


O caminho apertado é pedagógico, porque durante o trajeto vamos aprendendo a fazer a vontade do Senhor através de cada pedra pequena que pisamos machucando os nossos pés, cada pedra maior que nos fazem tropeçar e cada espinho que nos fere, porque essas experiências nos previnem de perigos que se avizinham.


No caminho apertado há muitas lágrimas que rolam até o chão, existem marcas de joelhos dos crentes que oraram pedindo misericórdia, por vezes os nossos pés se arrastam porque as forças vão se acabando. Porém, conseguimos enxergar nesse caminho quatro pegadas marcadas na areia, porque percebemos que por este trajeto nunca estamos sozinhos, Jesus nos acompanha.


Uma das características do caminho apertado é que a sua porta é estreita, e são poucos que passam por ela.


Por outro lado, o caminho espaçoso é atraente, não tem renúncias, é cheio de delícias e os entreterimentos os mais variados. Não existem disciplinas espirituais, porque o objetivo do caminho espaçoso não é adorar a Deus, mas proporcionar o bem estar do homem. Muitos entram por este caminho por entender que o caminho apertado é muito penoso, então querem "aproveitar a vida", querem tudo de melhor aqui e agora. Portanto, o caminho certo para essas pessoas que pretendem apenas ter a melhor experiência nessa terra, de fato é o caminho espaçoso, porque não tem pedras, não tem espinhos e além disso, no caminho estreito a recompensa virá apenas ao final do percurso, e não será aqui.


A característica do caminho espaçoso é que a porta é larga, e muitos entram por ela.


Não existe a previsão de um terceiro caminho na passagem do evangelho de Jesus relatado por Mateus acima transcrita, mas com base em Ap. 3:15 e 16, poderíamos afirmar que muitos cristãos estão procurando criar um caminho alternativo, que não é apertado, mas também não é um caminho largo, ou seja, é um caminho cômodo com a aparência de caminho apertado.


A porta deste caminho alternativo não é uma porta estreita, mas também não é uma porta larga, é um tamanho cômodo, no qual não é difícil passar e muitos passam com as bíblias debaixo do braço. O grande problema deste caminho alternativo é que possui a aparência do caminho apertado e o conforto do caminho largo, e essa combinação seduz muitas pessoas.


As características do caminho alternativo são parecidas com as características do caminho espaçoso, porém, as placas pelo caminho, se parecem com as regras para ter êxito no caminho apertado. Então os aqueles que andam pelo caminho alternativo o fazem de forma cômoda, mas porque avistam as placas de advertência do caminho apertado acreditam que estão no caminho certo, mesmo sem renunciar à carne e mesmo sem praticar as disciplinas espirituais.


No caminho alternativo, na maioria das vezes Deus também não é o centro, e tal qual no caminhos espaçoso o bem estar do homem é muito valorizado, mas este bem estar é transvestido com a aparência do caminho apertado, sendo assim, a consciência dos caminhantes fica entorpecida com muitos cânticos gospel antropocêntricos que são entoados nesse caminho.


Outra diferença, é que no caminho espaçoso e no caminho alternativo, nunca é possível ver quatro pegadas na areia, porque quem vai por estes caminhos, sempre está sozinho.


Que Deus nos permita compreender quando estivermos nos afastando do caminho apertado e tenha misericórdia de nós para gerar arrependimento em nossos corações e guiar-nos pelo Caminho certo, que se chama Jesus Cristo de Nazaré.


Ev. Sylmar Ribeiro Brito


60 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page