LIMPOS PELA PALAVRA

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.


João 15:3


Ler a palavra de Deus e ouvir pregações bíblicas provoca limpeza na nossa alma, porque somos confrontados em nossos erros e somos coagidos a nos arrepender dos nossos pecados e buscar uma vida de santidade para agradar a Deus.


Uma das funções da palavra do Senhor é nos corrigir, ou seja, apontar os caminhos errados que estamos trilhando e nos direcionar para o caminho certo. Esse processo de limpeza pela palavra e ser corrigido por ela não, é confortável, mas é necessário.


A limpeza que a palavra de Deus provoca, nos tira da zona do conforto, retira de nós prazeres carnais, faz com que busquemos a abnegação dos nossos desejos para cumprir a vontade do Senhor em nossas vidas.


A limpeza que a palavra do Senhor impõe, nos permite enxergar a vontade de Deus de forma mais evidente, e por este motivo, a nossa vontade fica apequenada, sendo que não é fácil abrir mão dos nossos desejos para fazer o que a palavra de Deus determina que façamos.


Quando a limpeza começa, amizades precisam ser desfeitas, lugares precisam deixar de ser frequentados, palavras precisam deixar de ser ditas, conversas precisam ser abandonadas, roupas são jogadas no lixo, filmes não podem mais ser assistidos, livros não devem mais ser lidos, etc.


Alguém pode questionar: mas o evangelho é meramente moralidade? O evangelho é legalista? Absolutamente não. Porém, precisamos entender o "porquê" somos salvos e "pra quê" somos salvos para compreendermos a limpeza que a palavra de Deus promove na vida do cristão.


Somos salvos porque Deus nos amou e quis que seu filho amado Jesus Cristo desse a sua vida para a redenção das nossas almas, a fim de que não passemos a eternidade no inferno, então somos salvo como consequência do amor de Deus e pela sua infinita misericórdia e graça. Mas para que somos salvos? Essa pergunta merece uma resposta bíblica, para desfazer muitos mal-entendidos que estão ocorrendo nesta geração atual.


Nós fomos resgatados da nossa vã maneira de viver para uma vida de santidade, e neste ponto, a limpeza que a palavra de Deus promove é fundamental. Porque se entendermos que fomos resgatados de uma vida de pecado para viver uma vida que agrada a Deus, é na palavra do Senhor que encontramos um padrão aceitável.


Não se trata de legalismo como muitos têm apontado, somos livres da lei, mas não devemos usar a nossa liberdade para dar ocasião à carne. A limpeza ocorre pelo confronto da palavra de Deus lida e ouvida por nós. Iniciamos uma nova vida em Cristo, não simplesmente para sermos abençoados, mas para recebermos instruções de como viver em santidade, já que antes vivíamos de acordo com a mentalidade deste mundo caído.


Não estou defendendo legalismo ou puritanismo, mas simplesmente tentando explanar que precisamos entender que a partir da salvação precisamos ser libertos dos nossos vícios, limpos dos nossos pecados para ter uma mente purificada a fim de servirmos ao Senhor como vasos de honra.


Que Deus nos ajude a permitir que palavra de Deus venha nos limpar por completo. Que a bíblia lida e ouvida venha purificar os nossos pensamentos e ações diariamente. Que Deus nos ajude a entender a sua maravilhosa vontade, pelas páginas da sua palavra.


Ev. Sylmar Ribeiro Brito

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo