top of page

ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DOS TEMPOS? PARTE 1

Atualizado: 30 de jun. de 2023

E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.



Será que compete à igreja de Cristo na terra definir com exatidão quando o Messias retornará para estabelecer o seu reino? Existem algumas referências bíblicas que nos fazem entender que existem segredos quanto à vinda de Jesus que pertencem apenas ao Pai. Não podemos ter a pretensão de tentar "adivinhar" quando Senhor, restaurarás o reino a Israel (At. 1:6), mas sem sombra de dúvidas a palavra de Deus nos dá indicações, ou sinais, concernentes à consumação das épocas, ou seja, do final dos tempos!


Vale uma reflexão acerca das falsas profecias e falsos ensinos que estão proliferando atualmente sobre o dia da vinda de Cristo. Existem vários falsos profetas nas redes sociais afirmando saber com certeza qual será a "data do arrebatamento". Ora meus irmãos o próprio Jesus afirmou que ninguém sabe o dia nem a hora, senão o Pai (Mt. 24:36). Se existe uma expectativa na terra quanto a esse grande acontecimento que mudará o nosso cenário para sempre, é possível que também exista uma grande expectativa no céu. Provavelmente os anjos estão adorando a Deus, mas em prontidão para tocar a trombeta e cumprir a missão de resgatar os fiéis quando o momento chegar. Portanto, qualquer que anunciar nas redes sociais que conhece o dia da vinda de Cristo está praticando um falso ensinamento à luz da palavra de Deus.


Retomando o objetivo do texto, qual seja, tentar responder a pergunta que tantas pessoas tem feito ultimamente: Estamos chegando ao final dos tempos? Poderíamos dizer claramente que os sinais indicam que Jesus está voltando para buscar a sua igreja. Os discípulos se aproximaram para ter um momento particular com Jesus Cristo e fizeram essa mesma pergunta com outras palavras:


E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular:

Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir.



Jesus não deixou de responder às perguntas dos discípulos que se subdividiram em duas: quando serão essas coisas? Que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir? A didática de Jesus sempre foi a didática do reino. Na didática do reino o último é o primeiro, servir é mais importante do que ser senhor, chorar é melhor do que rir, dar é melhor do que receber, etc... é uma didática de contrastes, portanto, Jesus começou ensinando quando não será o fim:


Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.



Por que entender a didática do reino é importante para compreendermos se estamos chegando ao final dos tempos? Porque primeiro precisamos entender quando ainda não será o fim, antes de entendermos que o fim efetivamente está chegando. O engano, as guerras e rumores de guerras ainda não anunciam o fim, apenas prenunciam que o fim ainda não chegou, mas nos alerta para uma próxima etapa. Ou seja, conforme Jesus ensinou aos seus discípulos, tais acontecimentos não devem nos perturbar, mas preparar o nosso espírito para os acontecimentos que sucederão.


Continua na parte 2


Que Deus em Cristo nos abençoe,


Ev. Sylmar Ribeiro Brito



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page